A violência sexual contra crianças e adolescentes acontece mais próxima e frequentemente do que se pode imaginar. O silêncio, consentido ou receoso, é um dos principais motivos pelos quais esse mal se torna tão difícil de ser erradicado.
Se você é testemunha de casos de violência como essa, é sua responsabilidade denunciar. Para isso, existem vários meios:
- Ligue 100 de qualquer telefone no território nacional ou envie email: disquedenuncia@sedh.gov.br .
A denúncia é anônima e o serviço gratuito.
Para ligação internacional (fora do Brasil), ligue: +55 61 3212.8400.
(O Disque 100 funciona diariamente das 8h às 22h, inclusive nos fins de semana e feriados. As denúncias recebidas são analisadas e encaminhadas aos órgãos de proteção, defesa e responsabilização, de acordo com a competência e as atribuições específicas, priorizando o Conselho Tutelar como porta de entrada, no prazo de 24 horas, mantendo em sigilo a identidade da pessoa denunciante.)
- Procure o Conselho Tutelar do seu município. Consulte a lista de endereços dos Conselhos Tutelares no portal do Ministério da Justiça: http://portal.mj.gov.br/sipia/frmMapeamentoConsulta.aspx
- Acione a Vara da Infância e Juventude, o Ministério Público e Delegacias de Polícia no seu município.
- A denúncia também pode ser feita à Polícia Militar (190) e, para casos nas estradas, à Polícia Rodoviária Federal (191).
0 comentários :
Postar um comentário
Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados. Não serão aprovados os comentários:
* não relacionados ao tema do post;
* com pedidos de parceria;
* com propagandas (spam);
* com link para divulgar seu blog;
* com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;